A contabilidade é a ciência que registra os atos e fatos ocorridos de uma empresa. Tendo como objetivo gerar informações econômicas e financeiras para tomada de decisão dos gestores, além de prestar informações ao Governo, fornecedores, bancos, investidores e etc.
Por meio de demonstrativos contábeis são apresentados custos, receitas, despesas e elementos patrimoniais aos empresários; o que permite projetar os resultados da empresa e ter uma visão mais clara do seu negócio.
Segundo a Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179, “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.
Portanto, o empresário e o contador devem manter uma relação de parceria para obter resultados cada vez melhores, sempre agindo dentro da Lei. Neste sentido, o papel do Contador vai desde a abertura das sociedades empresárias, dos registros das movimentações diárias, da análise dos resultados até as elaborações de estratégias que auxiliem no desenvolvimento econômico-financeiro da empresa.
Dentre as rotinas exercidas pelo profissional contábil, estão:
Fiscal: Elaboração de Livros Fiscais, Apuração de Impostos, Elaborações de declarações acessórias;
Pessoal: Execução de folha de pagamento, Admissão e demissão de funcionários, Cálculo de impostos, Entrega de declarações;
Contábil: Escrituração de documentos contábeis, Elaboração de demonstrativos, Entrega de declarações;
Assessoria e Consultoria: Orientação sobre as melhores práticas contábeis e suporte na tomada de decisão;
Desta forma, o Contador irá auxiliar o empresário através das informações obtidas inerentes em uma gestão mais eficiente ao seu negócio. Conte com o Contador!